quarta-feira, 2 de maio de 2012

Abraço a Fazendinha do Córrego Grande

O Fórum da Bacia do Itacorubi e as Associações de Moradores da Bacia do Itacorubi realizaram na manhã do dia 1° de maio, em frente ao Conselho Comunitário do Córrego Grande o evento: 

“Abraço à Fazendinha do Córrego Grande”.

Com objetivo de protesto e alerta quanto à construção de diversos prédios na Fazendinha, e o ínicio de obras de impermeabilização do solo com o consequente aumento do  escoamento das águas das chuvas, e assim aumentando as ocorrências de enchentes na região. Também não existe nenhum estudo técnico de macrodrenagem para a região e entorno.

A  preocupação da comunidade com as construções no local, é devido a importância ambinetal da Fazendinha, considerada uma planície de inundação, que funciona como contenção e amenização de enchentes nos bairros do entorno do Rio Córrego Grande (Santa Mônica, Jardim Anchieta, Parque São Jorge).

A área da Fazendinha faz parte do sonho comunitário do “Parque Linear do Córrego Grande”, que garantirá melhoria na qualidade de vida, acessibilidade (ciclovia, passeios com pontes para pedestres), equipamentos públicos e desportivos (quadras poliesportivas, equipamento de ginástica para idosos, pista de skate, transferência do campo de futebol do “Vasquinho” e do Centro Comunitário do Córrego Grande) e educacionais (transferência da Escola Municipal Padre Rohr), sendo demandas comunitárias reivindicadas fortemente no processo de construção do Plano Diretor Participativo.

O Ato do abraço a Fazendinha reforçou a solicitação do Projeto de Macrodrenagem  à Prefeitura Municipal e ao Ministério Público Federal de Santa Catarina, o qual analisará o impacto ao meio ambiente local.



O Evento

Participaram da manifestação entorno de 200  pessoas, entre eles: moradores, presidente das associações comunitárias e gestores públicos. Os manifestantes fecharam a rua em frente a Fazendinha com um abraço simbólico por cinco minutos na tentativa de chamar a atenção das autoridades sobre o avanço da exploração imobiliária no local. Eles cobram mais atenção na fiscalização das obras na região com respeito a legislação ambiental, o estudo de macrodrenagem  e a implantação de uma AVL (Área Verde de Lazer) que contemplará praça pública e equipamentos comunitários de lazer que serão  integrados  ao Futuro Parque Linear do Córrego Grande.
Uma maquete exposta no local apresentava a área do Parque Linear com a área  da Fazendinha, área de grande importancia ambiental e centralidade de bairro.
 Após o abraço a Fazendinha, os moradores se reuniram no conselho comunitário para acompanhar a apresentação do projeto do Parque Linear do Córrego Grande, suas etapas de execução e as últimas informações sobre processo de criação do Parque que estão em trâmite na Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Foram discutidas também as questões de infraestrutura na região da bacia do Itacorubi,  tais como: a ocupação de áreas verdes, a poluição ambiental dos rios, o lixo despejado indevidamente nas margens dos rios, ausência e ineficiência de tratamento de esgoto doméstico na região, etc.

Fórum da Bacia do Itacorubi





                                                  Fonte: Floripa quer mais, 2012.

                                                   Fonte: Janine Turco NDonline.


Nenhum comentário:

Postar um comentário